Daredevil versão Nova Zelândia

Porque não, começar mais um fim de semana com um texto sobre a ALMA desse blog. O KIWI

Imagina uma bando DELES

Hahah lógicamente esse não é o alvo da nossa discussão hoje, pois iremos tratar do irmão levemente mais vivo e agitado da GROSELHA CHINESA.

Menos conhecido como Apeteryx, ou então como Kiwi, uma palavra de origem polinésia, e não de uma frutinha por ai, a ave fofinha que alguns tem o prazer de conhecer, são membros da familia Ratite, igual emas, avestruzes e semelhantes, e para começar a falar deles é legal comentar um pouco sobre geografia Kiwi (sim, na NZ é comum se referir ao povo como Kiwi também, adotaram o apelido vindo dos passarinhos) Por ser uma terra afastada de tudo a eras e eras geologicamente falando, não deu tempo dos mamíferos se desenvolverem, depois da separação da Nova Zelândia da Gondwana (o antigo continente regional) os únicos mamiferos que tiveram tempo de escaparem até a ilha foram os VOADORES, ou seja? Morcegos! Apenas algumas especies de morcegos conseguiram cruzar os mares e se tornarem habitantes das ilhas.

Mas porque falei disso? Imaginem uma ilha completamente isolada de mamíferos? O que significa? PARAÍSO de aves, insetos e semelhantes! Então diversos espaços ecológicos foram preenchidos por AVES! Aves inclusive que não tinham predadores do reino mammalia incomodando, então podiam se desenvolver como fosse mais interessante evolutivamente, sem asas? SIM! Gigantes? SIM! Comendo borracha de parabrisa? SIM

E então vem o Kiwi. Como originalmente não existem pequenos mamíferos como porco espinho, ou o Crash Bandicoot, nossos pequenos heróis assumiram a tarefa, mas séculos de evolução não foram páreos para…gatos e outras espécies invasoras (fora os queridos humanos) e dizimaram quase completamente as diversas espécies de Kiwi, o que nos deixou hoje principalmente com cinco espécies sobreviventes do Grande Apocalipse que se encontram distribuídos por todo o País

Esse não é meu mapa favorito

Eles não são aves facilmente avistadas, pois são TÍMIDOS, raros, reclusos e noturnos, então com essa combinação….A NOVA ZELANDIA criou todo um turismo em volta (como com praticamente tudo que eles podem) de Kiwi Watching e lógico, de preservação.

Pesando no máximo 2 kg, como podemos ver nesse trecho especialmente selecionado do Mundo Segundos os Brasileiros, o kiwi é um animal muito sensível e beirando a extinção, suas grandes penas na verdade parecem muito mais como cabelos, seus hábitos são super diferentes do que estamos acostumados num pássaro devido ao ambiente onde se desenvolveram, as fêmeas são MAIORES que os machos, e geram um ovo GIGANTESCO, com cerca de 20% do peso da mãe kiwi, o que da espaço de sobra pro filhotinho se desenvolver em paz, enquanto é chocado pelo pai. Após tudo isso, o bravo Aventureiro Kiwi já nasce capaz de sair andando em busca de suas aventuras por si próprio como podemos ver na imagem a seguir

328763_151629558311021_328312575_o (1)Fora a bolsa e o chapéu, é realmente assim que funciona a ecologia dos jovens kiwis, nascem bem maduros e desenvolvidos e seguem com sua vida longe dos pais. Outra curiosidade muito interessante é que seus corpos são praticamente esféricos, com bicos de 15 cm super curvos, vivem escondidos em tocas na terra durante o dia, seja em troncos ou folhagem e possuem um FANTÁSTICO olfato ( mas são tecnicamente CEGOS pra compensar, pequenos Daredevils.) Inclusive são a ÚNICA espécie de ave com narinas no fim de seus grandes bicos.

Apesar dos jovens partirem cedo do aconchego do ovo recém quebrado, os Kiwis são monogâmicos e não acreditam em divórcios. Caso não encontrem o Bullseye, cães ou outros problemas da vida diária de um aventureiro, sobrevivem até 50 anos!

Inclusive por não possuírem Esterno o corpo dos Kiwis é muito frágil, e o cheiro muito suculento para cães de todos tamanhos, o que acabou gerando em contrapartida…TREINAMENTO especial para que cães não se envolvam com Kiwis!!!

Resumindo, são animais encantadores, gorduchos como bolas de cabelo e precisam da nossa ajuda! Afinal, os idiotas que causaram o Grande Apocalipse foram nós mesmos, seja na época que os polinésios descobriram Aotearoa ou quando o Homem Branco chegou. O governo Kiwi possui diversas iniciativas para impedir o fim da espécie, que esta estimada em 70 mil membros, com morte de cerca de 27 Kiwis por semana, existem pequenas ilhotas isoladas de predadores, cercas anti-predadores em diversos lugares das ilhas principais e claro, centros de proteção Kiwi.

Então se algum dia você ainda pretende ver um belo Kiwi no seu habitat natural, ou sendo protegido no seu colo, você pode ajudar até mesmo DO OUTRO LADO DO MUNDO através do Kiwi for Kiwis doando para ajudar pequenos projetos de 30 Dólares, até cuidar da vida inteira de um Kiwi desde o ovo, com 1200 dólares.

Anúncios
Categorias: Small Talk | 2 Comentários

Navegação de Posts

2 opiniões sobre “Daredevil versão Nova Zelândia

  1. Senhora Misterio

    Gostaria de adotar um kiwi e chamar ele de gatinho. Parabéns pelo texto, um dia você vai poder correr livre num campo cheio de kiwis.

  2. roro

    Fico fascinada com seus textos, admito! Só faz aumentar meu espírito de aventureira hahaha. E o que está esperando para comprar um ovo kiwi? Compra logo :3

Desafio você a comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.