Saga Vermelha Pt 2

De VOLTA as intrépidas aventuras do CERVO VERMELHO… Vocês lembram onde paramos da última vez? Vamos la. Os cervos haviam ganhado os céus da Nova Zelândia, já que até mesmo animais lá são aventureiros!

anz

Sim, os cervos estavam voando! Mas logicamente, como todos esportes radicais, era tudo regularizado, afinal não é qualquer um que pode levar um Cervo para voos nas Terras Kiwis e somente uma companhia tinha direitos de caça no Fiordland National Park, onde estavam uma das maiores concentrações de cervos selvagens, e a caça já tinha a muito deixado de ser um esporte pra virar trabalho de vida de várias pessoas, que comercializavam Carne de Cervo para vários mercados, especialmente a Alemanha e os preços do quilos começaram a subir e a caça passou a render mais e mais e bem… começaram as GUERRAS DOS CERVOS!

Diversas pessoas começaram a caçar os cervos usando helicópteros, e como não era possível que todos fossem da mesma companhia, vieram as disputas ilegais por carne de veado (que é conhecida como Venison) inclusive com sabotagantes, brigas, e até mesmo pessoas atirando CONTRA helicópteros “inimigos” onde finalmente foi necessário uma intervenção da Força Aérea da Nova Zelândia para que se fosse possível controlar a situação!

Então agora já estamos nos anos 70, com uma população grande mas controlada de cervos e outros animais semelhantes como o Alce e a caça de cervos havia evoluído para captura VIVA deles, neste momento a Nova Zelândia (apesar de uma certa oposição interna) legalizou as agora famosas…

Sim! Fazendas de cervos! Alguma coisa devia ser feita com os cervos capturados, e eles decidiram começar a tentar criar, cruzar e lucrar com o animal, invés de simplesmente matar e vender a carne de caça com baixa qualidade, mas lógico que isso não foi um trabalho simples já que eram animais brutos e selvagens acostumados com a natureza e escalar montanhas. Como confinar esses animais?

Depois de exaustivos testes chegaram a altura ideal pra evitar saltos, inclusive o formato ideal dos cercados, já que selvagens como são, no momento que você cerca eles pra fazer qualquer coisa como vacinar os animais ou algo que necessite de confinamento faz com que eles assumam mentalidade de manada e SURTEM, as cercas são regulamentadas por lei até, e precisam ter 1.9 metros no mínimo, e é preciso muita cautela com os machos que dependendo da epoca do ano (sim, acasalamento) ficam agressivos. 

Vários anos depois os cervos selvagens tinham sido cruzados com outras espécies, e  já nasciam diversos cervos domesticados pelo homem, se tornando animais de fazenda mesmo, mas o que fazer com Cervos? Matar e pegar a carne? Claro que não!! Graças a inventividade dos Kiwis, foram encontradas outras opções, já que a galhada desses animais majestosos se renova todo ano eles começaram a vender um veludo que nasce junto com a galhada e se calcifica depois de um tempo e é retirado com todo cuidado e auxilio de veterinários, se tornando um produto de exportação pra fins medicinais! (e quase 100% é comprado pela Coréia do Sul!)

Mas surgia um pequeno problema…outros paises também tinham capacidade de vender Venison de caça e por mais que os animais da Kiwiland fossem maiores e mais fortes, ainda eram basicamente os mesmos… e foi entã que a Nova Zelândia desenvolveu um tipo especial de carne de exportação chamado : Cervena! Uma mistura da palavra CERVIDAE + VENISON  #Ad Pra que o Venison possa ser considerado Cervena é necessário que os cervos se alimentem somente de grama natural e no máximo feno durante o inverno, ausência de esteróides, fazendo com que uma carne vermelha que já beira a perfeição fique fantástica!

Inclusive como vocês podem ver no site do Cervena, essa é A Carne Vermelha Do Futuro. Com menos gordura do que Salmão, mais proteínas do que Carneiro! Hoje é possivel encontrar animais selvagens e domesticados em boa parte do pais, existem cerca de 3500 fazendas, e a Nova  Zelândia se tornou o maior fornecedor mundial de Venison do PLANETA!  Inclsuive 85% do venison consumidos nos EUA vem de pastos neozelandeses!

Assim chegamos ao destino do nosso amigo Bambi, de diversão para nobres para cervos voadores e agora  uma riqueza natural da Grande Nova Zelândia!

Pra quem ficou curioso que nem eu com a Cervena, aqui vai um pequeno video explicando um pouco mais e inclusive mostrando cenas das fazendas de Cervos! E gostaria de lembrar que minha curiosidade gastrônomica que me levou a criar esse texto foi possível graças a Dina!

Anúncios
Categorias: Guia, Kiwi Curioso, Nova Zelândia | Tags: , , , , , , | 5 Comentários

Navegação de Posts

5 opiniões sobre “Saga Vermelha Pt 2

  1. Aaaaaaah to emocionada com tanta aventura e curiosidades ao mesmo tempo <3 a saga vermelha ficou INCRÍVEL!! Amei amei amei, Cervena vai ser meu desafio gastronômico do futuro!!!

  2. YUKi

    Que interessante! cervos são tão amor <33 mas um dia quem sabe não experimento :x

  3. Leca

    Adorei!!!! s2
    Ficou ótimo e é uma curiosidade interessante saber como ele lidaram com a situação e acabou surgindo diversas alternativas como a carne… se bem que eu não comeria XD

  4. Acho que a Dina deveria cozinhar cervena pra você. Só acho.

Desafio você a comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: