Futurologia

Alguém aqui já ouviu falar em Futurologia?

Pois é! Se você ainda lembra da escola, por lógica isso seria o Estudo do Futuro…. MAS PERA AÍ!

NAO FAZ SENTIDO.

Provavelmente a primeira coisa que vem a mente quando se pensa em estudo do futuro, talvez seja adivinhação, bola de cristal e toda sorte de SUPERSTIÇÔES. Mas pelo contrário, isso é realmente um estudo sério, realizado por diversos países e organizações, que montam 3 cenários

  • Futuro Desejado
  • Futuro Provável
  • Futuro Possível

Diversos cientistas de todas áreas imagináveis fazem analises baseadas nessas 3 idéias e especulam de uma forma o mais criteriosa possível que tipo de problemas e soluções poderemos esperar nos anos, décadas e séculos seguintes, lógico que isso não é uma ciência exata com 100% de previsão porque ai seria necessário magia.

Em 1998 por exemplo um questionário foi distribuído a cerca de 900 cientistas proeminentes da Alemanha para se criar o Projeto Delphi (nome em homenagem a cidade de Delphos da Antiga Grécia) e usando este questionário montaram uma lista com diversos cenários envolvendo as descobertas entre 1998-2100 e essa lista é MUITO legal de se ler se você é parecido comigo e adora especular sobre o futuro. Inclusive, uma das previsões é que em 2011 já esteja entre nós o primeiro ser humano que vai chegar aos 200 anos de idade!!! Ou que em 2013 já teremos fotossíntese artificial…e em 2014 VACINAS CONTRA CÂNCER.

Lógico que isso é um pouco fora da realidade pra nós que vivemos em 2012, mas diversas coisas que são comuns hoje como smartphones e 3G nem sequer passavam pela cabeça dos cientistas em 1998, pelo menos não da forma como conhecemos atualmente

Inclusive hoje em dia você pode até ver retrofuturismo como o Izzy Nobre já contou no HBDia que é mais ou menos ver como era a “Futurologia” do século passado. E vocês vão ver como simpesmente não tem nem muito sentido se comparado com o que atingimos, ou seja, todo esse papo da futurologia de hoje em dia pode ser uma piada pros netos dos netos de quem ta vivo hoje!

Só que logicamente não é por isso que a Futurologia deve ser completamente desprezada, porque ela realmente é uma ciência que busca auxiliar no planejamento estratégico de setores e países da forma mais clara possível, um outro exemplo clássico da Futurologia é a Lei De Moore, que foi criada em 1995 e previa como seria a evolução de tecnologias digitais em geral, desde processadores até sensores de câmeras digitais.

Lógico que não é só de beleza que é feita essa ciência, então você encontra previsões mais pessimistas, como escassez de alimentos, explosões de vulcões apocalípticas entre outras, mas meu foco sempre que encontro alguma matéria sobre o tema, é como por mais que venhamos a ter o problema que for, eventualmente a ciência vai dar um jeito. Igual foi no começo do século 20 onde Malthus previa que iriamos atingir uma nível populacional insustentável para o planeta, mas ai veio a ciência e compensou a população com técnicas que melhoraram a produção de alimento por m² em níveis inimagináveis pra Malthus.

Portanto, da próxima vez que você ver um relance da palavra Futurologia em algum lugar, pare um tempo e tente ler o que está falando que você vai ver como é um tema curioso e interessante pra se ler, seja a área que for!

Anúncios
Categorias: Mistério, Small Talk | Tags: , , | 2 Comentários

Navegação de Posts

2 opiniões sobre “Futurologia

  1. YUKi

    Esse é um assunto que sempre chama minha atenção quando vejo tv :3

Desafio você a comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.