Big Five….Exoplanetas!

Hoje vou estrear um novo tipo de post aqui, aproveitando que comentei esses dias do Big Five, então vamos a explicação!

BIG FIVE são as cinco maiores e mais difíceis de caças do Planeta Terra, o Leão, Elefante, Búfalo-Africano, Leopardo e Rinoceronte, e eu vou me aproveitar desse nome em posts de Top 5, começando hoje com o :

BIG FIVE  – EXOPLANETAS

Pra minha primeira lista, vou usar um tema que andam falando bastante na mídia ultimamente, os Exoplanetas! Exoplanetas são (obviamente) planetas encontrados fora do nosso minúsculo sistema solar. Pode parecer algo comum, mas até meados dos anos 90, ninguém tinha realmente conseguido provar a existência deles, mas em 1995 a descoberta do 51 Pegasi b e então nossa tecnologia foi se modernizando de tal forma que começaram praticamente a CHOVER planetas!


Note quão nada nós somos

Aviso, caso você não consiga imaginar, NÃO da pra ir lá e tirar fotos dos planetas, portanto existem representações CONCEITUAIS, desenhos de como eles podem ser, e é isso que eu vou usar.

E vamos logo aos BIG FIVE!

1 – TrES-2b

Sim, em geral eles não tem um nome legal como os do nosso sistema, então fiquemos com as siglas. Este planeta é um mistério astrônimo muito legal porque ele consegue ser mais Negro, do que a própriaa cor preta! Ou seja, não tem como representar numa imagem QUÃO escuro isso é, porque existe uma combinação desconhecida de materiais na atmosfera desse planeta que produzem esse efeito especial.

E outro fato interessante sobre ele, é que ele fica MUITO próximo do Sol do sistema, uma estrela da constelação de Draco, uma distância de cerca de 4,8 quilômetros ( A Terra está a 150 milhões e Mercúrio a 70 milhões do Sol) ou seja, além de escuro, esse planeta é MUITO MUITO quente com temperatura de quase 1000 graus!! imaginem como é a superfície desse planeta Gasoso? Já que vários elementos nem estão no estado que estamos acostumados aqui! E esse combo de proximidade mais atmosfera maluca, fazem com que ele pareça um pedacinho de carvão perto do fogo, com essas manchas vermelhas, e mais escuro que tudo que você puder imaginar!

2 – KOI-730

Agora são planetas GÊMEOS!… Tá, quase isso! Esses planetas tem uma particularidade que é dividirem a mesma órbita! Como mostra o seguinte diagrama, caso vocês não estejam entendendo:

Essa formação em especial permite que dois planetas compartilhem a mesma órbita, com 60º de diferença de um para o outro. Dizem as histórias astronômicas que nosso próprio Planeta Terra tinha essa configuração, até que o planeta irmão Théia bateu na Terra e o resto dessa colisão virou a nossa Lua!

Segundo cálculos, esses planetas tem mais 2 milhões de anos de convivência pacífica no mínimo antes de partirem para a violência, e no céu de cada planeta, você enxerga o outro com um brilho constante durante a noite, e enorme logicamente!

3 –  Kepler 16-B

Esse planeta é o que fez mais sucesso recentemente já que ele meio que “comprovou” uma ideia de Star Wars, que é o planeta Tatooine!

Já existe um tempo que os cientistas sabem que esse tipo de planeta existe, mas foi a primeira vez que conseguiram encontrar um sistema circumbinários usando telescópio Kepler (dai o nome) Ele se localiza na constelação de Cisne e é composto de gases e rochas e apesar de possuir dois Sóis no horizonte, esse planeta tem temperaturas entre – 100º e -70º!

4 – PLANETA DIAMANTE

Ok, esse daqui não tem nenhuma sigla em especial, então vai esse nome, eis meu queridinho da lista, mais que o Planeta das Trevas. Ele se encontra na Constelação da Serpente (pois é, aquela babaquice de signo novo e tal) e orbita um Pulsar, um tipo de estrela especial e antiga que entrou em colapso devido ao próprio peso se tornando extremamente menor do que era, e com um campo gravitacional absurdamente forte.

Esse brilho azul são as ondas de rádio que a estrela gera enquanto … gira. Bem ali no meio fica o maravilhoso Pulsar que tem cerca de 20 quilômetros e o tracejado é a órbita do nosso planeta especial, que segundo medições é um dos objetos MAIS densos em todas galáxias conhecidas, e além de tudo, é feito de carbono! O mesmo material dos nossos lápis de escrever, que quando pressurizado vira… DIAMANTE. E adivinha só o que se acontece quando se é um planeta denso?… Pois é, esse planeta praticamente todo é feito de um material extremamente semelhante a um diamante MESMO! Uma pequena última curiosidade, a gravidade tão intensa do Pulsar, acaba literalmente DEVORANDO pedaços do planeta, que possivelmente era muitas vezes maior!

5 – Formalhaut

E pra terminar, um lugar de honra para esse belo planeta que se localiza na Constelação De Peixe Austral, a cerca de 25 anos luz da Terra (medida que eu acho que vai mudar, já que Einstein estava errado  Segundo minha astrônoma de bolso, não muda a velocidade da luz, só que agora ela não é mais o limite). Esse planeta vai ter seu lugar de honra na nossa história espacial, pois foi o primeiro a ser REALMENTE fotografado, ou seja temos MESMO uma imagem do planeta, não uma simples concepção artística

Esse planeta orbita uma das 3 estrelas mais potentes da nossa galáxia, sendo a mesma visível da Terra no hemisfério norte, sendo inclusive chamada de Estrela Solitária do Outono já que é a primeira estrela no céu nesta época

Ele fica num cinturão de poeira estelar e fica a absurdos 18 bilhões de quilômetros da sua estrela, o que faz com que UM ano dure o equivalente a 872 anos terrestres!!! Acredita-se também que o planeta possui diversos anéis assim como Saturno, mas com um tamanho incrivelmente maior, o que pode indicar que estamos vendo o processo de criação Lunar e em alguns milhares da anos alguns satélites naturais irão se formar!

E eis meu primeiro Big Five! Já tinham vários e vários dias que eu tava com isso na cabeça e foi hora de fazer virar realidade. Qual é a SUA sugestão de um Big Five que eu possa fazer? Diga aqui embaixo! E qual o seu favorito?

Anúncios
Categorias: Big Five | Tags: , , , | 5 Comentários

Navegação de Posts

5 opiniões sobre “Big Five….Exoplanetas!

  1. YUKi

    Gostei da sua lista! :3 e adorei o post, quero mais posts espaciais hein Dan o/ HAHAHA

  2. Finalmente algo realmente interessante -qqq /brinks. Adorei o post *-* (mas sou suspeita, né? ‘-‘)

  3. ps: a medida de anos luz não mudará, pois a velocidade da luz continua a msm. A grande descoberta foi que conseguiram ultrapassar essa velocidade. Não há alterações no comportamento da luz.

  4. Noi

    Gostei do Formalhaut e do nome Estrela Solitária do Outono. <3

Desafio você a comentar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.